Cliente: Natura

    Empresa: Sponsorb.

    Serviços

    • • Digital Transformation: e-commerce, marketplace, social commerce, omnichannel, digital channels.

    • • Customer Experience: CRM, personas, journey, loyalty, MGM.

    • • Data Driven: CRM, Big Data, Cockpit, performance, machine learning, inteligência artificial, segmentação.

    • • Business Transformation: agile, coach, gamification, partner, business organization, sourcing.

    A Sponsorb. trabalha fortemente para apoiar a Natura em sua transformação digital, implementando organização ágil, inovação através de propriedade, modelos multicanais, desenvolvimento de competência em CRM, marketing digital e o desenvolvimento de parcerias/marketplaces.

    O Rede Natura foi elaborado com maestria por meio dessa grande parceira. É um canal de relacionamento com as Consultoras de Beleza da marca e também um espaço de compra online para os nossos consumidores digitais.

    Objetivo

    A Natura apostou no modelo de vendas, desde 1969. Foi assim que a marca alcançou grande penetração no mercado. Esse modelo de negócios permitiu à Natura se consolidar, trazendo aos seus clientes um alto atendimento personalizado e a maior vantagem competitiva da empresa: o relacionamento entre a marca (com os consultores) e seus clientes. Porém, com o surgimento da era digital, viu-se a necessidade da transformação e em 2014 a Natura teve que construir uma estratégia que unisse sua estrutura existente com um processo de vendas on-line e um serviço moderno:

    • • Vender diretamente ao consumidor sem comprometer o relacionamento com os consultores, transmitindo às vendas online toda a cultura de relacionamento já estreitada pela marca.

    • • Manter o nível de proximidade com os consumidores, criado com tanto cuidado através dos consultores (equipe de vendas diretas).

    Desafio

    • • Multicanalidade, ou seja, a necessidade de expandir os canais de venda para além da tradicional venda direta e chegar, assim, a novos perfis de clientes, com o mesmo relacionamento já estreitado pela marca;

    • • Entendimento e relacionamento com o Consumidor Final;

    • • Digitalização e engajamento das Consultoras.

    Público-alvo

    Antigos e novos clientes Natura, além de atingir principalmente o público da era digital.

    Ideia:

    • • Implementação de modelos de multicanalidade proprietários e inovadores;

    • • Desenvolvimento da competência em CRM e Digital para todo o Brasil e obter uma expansão do modelo aplicado para a América Latina;

    • • Desenvolvimento de parcerias B2B;

    • • Transformação digital completa através de metodologias ágeis e implantação de SQUADs;

    • • Criação de um canal com o conceito de não ser somente um comércio eletrônico, mas sim fortalecer o relacionamento com os consultores;

    • • Especificação da estrutura tecnológica;

    • • Plano de crescimento da equipe de vendas;

    • • Estruturação de CX, UX, UI e mapa mental do novo aplicativo;

    • • Projeto da logística centralizada com postos de modelo e estoque;

    • • Planejamento para atrair novos consumidores;

    • • Upsell, retenção, win-back e plano de ativação de fidelidade do cliente.

    Mecânica:

    Os consultores tem seus espaços e eles operam como um mercado associativo ou e-commerce: Cada consultor tem sua loja com os produtos que deseja fornecer, além de um canal de contato direto com o cliente, no qual pode-se fazer perguntas online. O consumidor pode comprar apenas de um desses consultores, mas a entrega é feita diretamente pela Natura, e o sistema realiza a distribuição do pagamento. Ao invés de "trair" seus parceiros comerciais, a Natura optou por inseri-los no novo processo.

    As vantagens do consumidor são as opções de métodos de pagamento e os menores tempo de espera.

    Ou seja, as vantagens com a Rede Natura são plurais, para todos: o consultor tem suas próprias vendas pela Internet, seu próprio espaço. E os clientes compram de forma fácil e maneira segura, com mais opções de pagamento e entrega rápida realizada diretamente pela Natura.

Prêmio Ebit - Melhor loja ecommerce em 2018

O Rede Natura foi eleito o melhor e-commerce do Brasil pelo Prêmio Ebit Melhores do E-commerce 2018 e levou para casa o diamante azul, maior premiação do evento. Pela terceira vez consecutiva, também recebeu o reconhecimento de “Loja Mais Querida” do e-commerce brasileiro na categoria Cosmético e Perfumaria.

O Ebit reconhece, anualmente, as lojas online que se destacam no mercado por meio de avaliação técnica, de acordo com as respostas dos consumidores à pesquisa Ebit e por votação popular, na categoria “Lojas mais Queridas”.

“Esse Diamante Azul representa um enorme reconhecimento do Rede Natura, uma classificação de excelência que nos mostra que estamos no caminho certo, mantendo a característica da venda por relações, fortalecendo a nossa rede de consultoras e consumidoras, mas reafirmando o compromisso de honrar os valores que nos trouxeram essa conquista”, afirma Murillo Boccia, diretor de Negócios Digitais da Natura.

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