Desafio A Cia Hering, tradicional fabricante e varejista de produtos de vestuário com mais de 140 anos de história, procurou a SponsorB para ajudar no seu processo de transformação digital. A empresa centenária possui grande foco em seus canais físicos e gostaria de transformar seu modelo de gestão em um modelo mais ágil e voltado a dados.

Solução Após Assessment de Dados, Times e Processos, estabelecemos 5 frentes de trabalho: 1. Customer Data Platform – Consolidação de todos os dados da dimensão cliente B2C em uma plataforma única. 2. Decision Intelligence – revisão do processo de BI e suas ferramentas, visando não somente a implementação de dashboards, mas a criação de ferramentas e processos de dados que suportassem a gestão e gerassem incremento mensurável de performance das áreas 3. Implementação de nova ferramenta de campanhas – Seleção e implementação de ferramenta de campanhas multi-canais, que pudesse suportar a estratégia de clientes e campanhas, possibilitando automações e rápida implementação de estratégias ad-hoc, em um número crescente de canais 4. CX – Desenvolvimento de um modelo de Personas e Jornadas para melhorar a experiência dos clientes 5. Multimarcas e B2B – Análise dos processos dos canais B2B e fluxo de pedidos.

Resultado O Projeto iniciou em Fevereiro de 2020, impactado imediatamente pela Pandemia de COVID-19 em março. Mesmo com este cenário, a SponsorB foi capaz de rever seu modelo de trabalho e montar um esquema de gestão remota das Squads, garantindo entregas e performance. Na frente de CDP, uma nova plataforma foi selecionada, implementada e estava em funcionamento em menos de 2 meses, provendo pipelines de dados para as áreas de BI, Advanced Analytcs e CRM. Foi implementada a ferramenta Salesforce Marketing Cloud para gestão de campanhas e a empresa mais do que dobrou a capacidade de envio de campanhas, diminuindo em 60% os gastos com a plataforma em relação ao fornecedor anterior. A frente de CRM dobrou a receita incremental a partir da implementação, já no segundo semestre de 2020. Na frente de Decision Intelligence, foram desenvolvidos vários modelos, dashboards e ferramentas, além de um processo de growth hacking para lojas físicas, focando em levar um conjuto de ações para minimizar a dispersão de resultados entre as lojas. Na frente B2B, foram mapeados todos os processos da área, com a definição de um projeto de plataforma para integrar os 17 sistemas que suportam os processos atuais, ainda em fase de desenvolvimento. As frentes, em conjunto, contaram com 12 profissionais da SponsorB, entre consultores, gerente de projetos, cientistas de dados, analistas de CRM, growth hackers e engenheiros de dados.